Este é um texto que eu deveria ter publicado há muito tempo (tem outros parados também), de qualquer forma, antes tarde do que nunca. Antes de falamos sobre o assunto principal, primeiro é preciso explicar o que é PIF, um componente muito importante do console.
PIF, ou, Peripheral InterFace, é um chip que se encontra perto do botão de reset do controle, ele tem diversas funções, dentre elas: o sistema antipirataria do console (se comunica com o CIC no cartucho), função de resetar o sistema e gerenciar os acessórios conectados aos controles.
Sendo que cada região do console tem o seu PIF específico para que seja um método de Region Locking, então temos o PIF Japonês e Americano (sim, eles são os mesmos), o PIF Europeu (PAL)... e o PIF do Brasil (no caso, PAL-M).
O N64 brasileiro é compatível com os jogos americanos, mesmo que o PIF deles sejam completamente diferentes. O PAL-M do nosso console, neste caso, não só se referente ao sinal de vídeo, mas também, a região do console.
Dito isso, os PIFs dos outros consoles já haviam sido dumpados e preservados, exceto do N64 brasileiro, mas isso mudou já tem um tempo.
O site Dat-o-Matic, que tem como objetivo a catalogação e preservação de arquivos e jogos, fez um chamado no Twitter em 2023 para que alguém pudesse ajudar e dumpar o PIF do console brasileiro, o usuário "alexandrexlr" (eu fico imaginando quem é) fez o dump de 2 PIFs, que agora estão catalogados no site (você pode conferir aqui, tem até o modelo das placas e fotos).
É muito bom saber que mais um arquivo foi preservado!
PS: É importante salientar que o site só cataloga os arquivos, eles não disponibilizam os arquivos para download.
Compartilhar este artigo