Hoje traremos mais um post de utilidade pública, esse será um complemento do post passado que era sobre os games que são compatíveis com o Controller Pak (clique aqui para ler), a lista de hoje será incrivelmente pequena.
Basicamente, existe esse método de salvamento onde se tem uma bateria (no caso do N64 é a CR2032) onde permite que informações sejam armazenadas no cartucho (método bem similar à BIOS de Pc) enquanto tiver energia, depois que a bateria se esgota as informações são perdidas, com isso, de tempos em tempos é necessário efetuar a troca da bateria. A duração da bateria pode variar, dependendo de game para game, mas pode-se considerar um tempo entre 10 anos a 20 anos.
Essa lista é muito importante para que todos fiquem atentos quanto aos cartuchos. O foco da lista é a versão americana dos games, porém eu vou incluir alguns poucos jogos japoneses.
- 1080 Snowboarding
- Dezaemon 3D (JAP, 768Kbit)
- F-Zero X
- Harvest Moon 64
- Hoshi no Kābī 64 (A versão americana do Kirby 64 não usa bateria)
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time
- Major League Baseball featuring Ken Griffey Jr.
- Mario Golf
- The New Tetris
- Ogre Battle 64: Person of Lordly Caliber
- Resident Evil 2
- Super Smash Bros.
- WCW/NWO Revenge
- WWF: Wrestlemania 2000
Animal Forrest (a.k.a Animal Crossing) também tem bateria, porém ela é usada para o RTC (relógio interno).
[Atualização]
O Marcos Zelante, nos comentários citou mais alguns jogos japoneses que tem bateria:
Notem que a quantidade de jogos que usam esse método é muito pequena (ainda bem!), assim ao pesquisar por jogos, lembre-se dessa lista (Off Topic: eu acho engraçado ver um anúncio do tipo "Pokémon Stadium salvando" e penso "mas Pokémon Stadium não tem bateria, por que não salvaria?", isso mostra o nível de informação do vendedor quanto ao produto que ele vende, isso acontece com uma frequência maior do que parece).
Espero que esse post tenha sido de grande utilidade.
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[Atualização]
O Marcos Zelante, nos comentários citou mais alguns jogos japoneses que tem bateria:
- Itoi Shigesato no Bass Tsuri No. 1 Ketteiban!
- Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 5
- Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 6
- Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 2000
- Jikkyou Powerful Pro Yakyuu Basic Han 2001
- Jinsei Game 64
- Nushi Tsuri 64 - Shiokaze Ni Notte
- Pocket Monsters Stadium 1
Notem que a quantidade de jogos que usam esse método é muito pequena (ainda bem!), assim ao pesquisar por jogos, lembre-se dessa lista (Off Topic: eu acho engraçado ver um anúncio do tipo "Pokémon Stadium salvando" e penso "mas Pokémon Stadium não tem bateria, por que não salvaria?", isso mostra o nível de informação do vendedor quanto ao produto que ele vende, isso acontece com uma frequência maior do que parece).
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Fala, Marcos!
Muito obrigado mesmo.
É difícil de encontrar uma lista que fale dos games japoneses que usam bateria interna, exceto aqueles que são mais famosos e procurados. Eu vou atualizar a lista.
É interessante que o primeiro "Pokémon Stadium" do Japão usa bateria, pois todos os outros não usam.
Olá Alex, uma pequena contribuição, para aumentar sua lista, estes são alguns dos jogos japoneses da minha coleção que usam bateria interna:
- Doubutsu no Mori
- Itoi Shigesato no Bass Tsuri No. 1 Ketteiban!
- Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 5
- Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 6
- Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 2000
- Jikkyou Powerful Pro Yakyuu Basic Han 2001
- Jinsei Game 64
- Nushi Tsuri 64 - Shiokaze Ni Notte
- Pocket Monsters Stadium 1
Caraca! Deixa eu vê se eu entendi. Si esses games da lista é que usam aquela pilha redondinha como método de salvamento, e todos os outros que salvam usam aquela outra memória?!
Muito legal, não sabia. Pensei que todos que salvavam usavam a bateria. Ótimo Post.
Sim, o próprio exemplo que citei no texto, Pokémon Stadium 1 e 2 não usam baterias, eles usam outro tipo de memória (algo parecido que usamos em pendrive hoje). Realmente são poucos os games que usam bateria no N64.
Eu acredito em um método bem simples pra saber se tem ou n bateria: o peso do cartucho. Se é mais pesadinho é pq tem bateria. Se quiser colocar na lista, mais um game japonês q usa bateria: Shiren the Wnderer 2
Bom dia.
Tenho o Ocarina que não tá salvando, troquei a bateria e cositnua não apagando o save ao delisgar/reiniciar o N64. Verifiquei os polos e estão corretos, testei a carga da bateria com um multímetro e tá cheia.
Alguém sabe o que pode ser?
https://uploads.disquscdn.com/images/cb17ea5f2eed5bae6329c1732e6fb192f5a99230cdf385c70080c0b3ae1577db.png
Possivelmente o chip atingiu o seu ciclo de vida útil. Toda memória tem um ciclo de vida útil que é composto de gravação e regravação, no momento que a memória atinge o seu limite, ela não salvará mais.
Se você tiver um GameShark Pro, pode tentar formatar o cartucho.
Também verifique se as trilhas do cartucho estão todas perfeitas.
Em último caso, você precisará encontrar um cartucho de 64 que use o mesmo tipo de memória/salvamento do Ocarina e fazer um transplante de chips para que volte a funcionar (imagem em anexo).
Eu to achando que a bateria tá ruim mesmo, eu troquei por uma que já estava usada num controle, mas ele pouco usado, vou tentar colocar uma nova.
Obrigado.
Fiz aquele mod com soquete para bateria CR2032 (peguei de uma placa mãe queimada) e deu certo. Fiz um jogo no domingo (11/08) e ontem (13/08) estava lá, o console ficou fora da tomada e o cartucho desplugado do console.
O soquete é fundo e o cartucho ficou um pouco aberto na lateral dele, mas entra no slot e funciona normalmente.
Obrigado.
Que bom, era só problema de contato mesmo.
Pois dependendo de como você fez da primeira vez, a bateria não deveria ter ficado fixa corretamente, agora com esse soquete fica mais fácil de realizar a troca.
Você tem fotos do mod?
Não tenho, mas vou tirar esse fim de semana e posto aqui.
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Realmente, pela foto dar para notar que você não usou muita solda, nesse caso não é preciso ter medo de exagerar na solda já que o objetivo é fixar bem o soquete, pois a mínima oscilação faria você perder o seu save do mesmo jeito. Apesar que eu entendo perfeitamente a sua hesitação, eu mesmo quando ou lidar com solda, tenho o maior receio que vá dar errado, só com o tempo que você fica mais seguro para soldar.
Eu não sei se você tem o GameShark Pro, caso tenha, era possível fazer um backup do save para o Controller Pak e depois tentar importar novamente para o cartucho (talvez não desse certo também, eu mesmo nunca testei no Zelda).
A estimativa é que uma bateria dessa dure entre 10 a 15 anos em um cartucho, ou seja, se a solda não atrapalhar agora, você só terá que mexer nesse cartucho, no mínimo, em 2029/2030...
Obrigado pelas fotos!
Cara, post legal, parabéns! Mas só a título de informação, o jogo não usar bateria, como no caso dos pokémon Stadium ocidentais, e sim uma memória flash da época, não significa que o jogo salvará para sempre, inclusive eu possuo os dois jogos a mais de dez anos, e já desgravaram o save dos modos round two e batalhas em geral algumas vezes, embora os pokémon e itens salvos nas boxes permaneçam la até hoje. Dependendo da forma que se usa, armazena, e do quanto se joga, essas memórias tendem a parar de funcionar mesmo, então se encontrar anúncios de produtos ainda salvando, é uma boa coisa no geral. Sei que o post é antigo, mas acho legal passar a informação, pois assim como eu vim parar aqui, outros também podem, e talvez até acabar comprando algo em mal estado, achando que nada pode dar errado, até.