Como bem se sabe, alguns games do N64 já tem embutido no cartucho algum sistema de salvamento, entretanto, isso ficou restrito aos games da Nintendo e suas Second Party (e algumas Thirds), uma grande parte dos outros games (como vocês verão) usam o Controller Pak (a partir daqui eu vou me referi como CP no restante do texto) para salvar. Isso acontece devido ao fato que quem fabricava os cartuchos era a Nintendo e não era algo barato de se produzir, cartuchos que utilizavam algum sistema de salvamento eram mais caros, para economizar, as thirds utilizavam os chips mais simples (esse é o mesmo esquema os cartuchos de outras cores).
Hoje vamos disponibilizar uma planilha que contem as informações sobre o quanto cada game ocupa de espaço no CP.
Primeiro, a parte mais termológica, nota é o mesmo que arquivo, página (pags.) é o mesmo que bloco, ou seja, é uma medida de quanto o arquivo ocupa. Assim, por exemplo, se você ver “Castlevania = 9 pags.”, significa que um save (ou uma nota) desse game ocupa 9 pags. das 123 disponíveis no CP, ou “Goemon’s Great Adventure = 7 pags. para 3 saves” isto significa que é uma nota (1 arquivo) que ocupa 7 páginas e que possibilita salvar 3 saves diferente em uma mesma nota.
Existirão casos que os game criará mais de um arquivo no CP, por exemplo, Tony Hawk’s Pro Skater tem um arquivo só para o progresso e outro arquivo só para poder salvar os replays, isso será mais comum em games de esportes!
Existem outros games onde não permitem criar mais de uma nota do mesmo game no mesmo CP, por exemplo, você tem um save do Paperboy 64 no seu CP, caso outra pessoa queira jogar esse mesmo game e salvar, ela terá que usar outro CP ou apagar o save anterior.
Agora a informação mais importante de hoje: O CP só tem suporte a 16 notas! Não importa se tem espaço disponível sobrado!
Outra informação importante: o CP é region-free. Pode salvar diversos games de regiões diferentes que não tem problema.
Mais uma informação importante: todos os CP’s usam bateria CR2032! O tipo de memória usada é a SRAM, então em algum momento, será necessário trocar a bateria.
Existem poucos, porém ainda existem, alguns games que só usam passwords e alguns outros que nem possuem nenhuma forma de salvamento (apesar que não temos nenhuma perda, nesse caso!).
A planilha está dividida em 3 partes: games que salvam tanto no cartucho quanto no controller pak, que só salvam com o controller pak, games que só usam password e games que não tem nem sistema de salvamento de progresso.
A planilha está dividida em 3 partes: games que salvam tanto no cartucho quanto no controller pak, que só salvam com o controller pak, games que só usam password e games que não tem nem sistema de salvamento de progresso.
Esperamos que seja planilha seja muito útil para ajudar o pessoal que jogar no N64.
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De boas. Aquela lista eu fiz na raça, procurando os detalhes impressos na parte frontal das caixas/boxes, então não sei até que ponto ela está completa ou correta (Já que algumas podiam indicar a compatibilidade com certos acessórios e na prática não ser possível).
Parabéns pelo site pessoal, espetacular! Uma sugestão de post seria para listar os jogos que aceitam salvar no Controller Pak caso ele esteja inserido no controle 2. Eu não gosto de fazer hot swapping, então costumo deixar o rumble pak no controle que estou usando e o memory card no outro, porém nem todos os jogos aceitam.
Exemplo: World Driver Championship permite, mas o ISS 64 não :-(
Muito obrigado, o objetivo é realmente ajudar a todos!
Podemos fazer isso sim! Com o tempo vamos atualizando essa planilha! Vou pedir ajudar da comunidade para isso!
Excelente texto, vai ajudar muito. Tenho dois controller pak que estão com as baterias ruins e não seguram mais saves. Pra minha sorte a grande maioria dos games não precisa deles.
Ah, por falar em bateria de salvamento (tanto no controller pak quanto nos cartuchos) uma boa dica pra ver como anda a carga da bateria pode ser visto nesse mini tutorial do Fábio Santana. www.instagram.com/p/BU8Fv4uDX0D/
Eu havia montado uma lista de compatibilidade com o Controller Pak a uns anos atrás: http://www.n64brasil.com.br/2012/10/lista-de-jogos-compativel-com.html
Mas este artigo está bem mais completo e informativo!
Bom trabalho, Alex!!
Obrigado Marlon!
Acho que faltava uma planilha ou algo que informasse detalhadamente o uso do Controller Pak. A sua planilha engloba os games japoneses. Eu espero poder expandir essa planilha!
Fala Mardones! Blz?
Valeu! A parte mais chata mesmo é essa de trocar a bateria do Controller Pak, pois envolve solda! Teve um canal (que não lembro qual era) que ensinou como efetuar a trocar da bateria sem perder o save, é bem interessante.
Excelente postagem :D
Você mesmo criou ou traduziu a planilha?
Tenho um CP que também não segura save e corrompe toda hora. A solução foi comprar outro, ia sair quase o mesmo preço que comprar tudo pra trocar a bateria (apesar de hj eu ter parte do equipamento). O anterior uso para games não muito longos.
Era foda ter que ter um Memory Card só pro International...
Eu traduzi e reorganizei! Daria muito trabalho fazer essa planilha do zero sahuashush
Excelente postagem!
O meu Controller Pak também tá com esse problema dos camaradas que comentaram aí, não segura o save e aparece a mensagem: "CP corrompido"...
Então o problema é a bateria mesmo?
Tenho vários jogos parados aqui por não poder salvar o progresso.
PS: um deles é o Aerogauge , que faltou na lista galera.
Obrigado Rodolfo! Esse lista deu um pouco de trabalho...
Eu vou atualizar essa lista com o Aerogauge! Obrigado por avisar...
É super importante a ajuda da galera para melhorar a lista.
Tem um post aqui no blog de dicas para colecionar que eu abordo brevemente alguns aspectos sobre colecionar, lá eu cito que é necessário ter algumas ferramentas para fazer manutenções mais básicas e até indico um vídeo que fala as ferramentas que precisa ter.
Ter um multímetro e chaves gamebits é importante mesmo de se possuir.
Parabéns pela iniciativa!
Gostaria de contribuir com uma adição: o jogo "Ogre Battle 64: Person of Lordly Caliber" permite criar até 2 saves no próprio cartucho. Mas também é possível fazer "backup" do save no Controller Pak (inserido no controle 1), que ocupa 25 páginas.
Boa!
é possível aumentar a memória do controller pak no emulador do nintendo64 ?
Poderia perguntar por que você quer fazer isso?
Pelo menos no emulador acho que seria desnecessário.
faltou também ayidin chronickles em algum lugar ali, não o vi em nenhuma das listas
Na verdade, tem sim, acho que você não olhou direito.
A planilha tem 3 abas, aidyn chronicles está na segunda aba e é um dos primeiros jogos listados, dê uma 2ª olhada!