Poder jogar seu Nintendo 64 em qualquer lugar (mesmo), com seu hardware original e cartuchos é algo que com certeza muita gente gostaria de fazer. Confesso que essa ideia me anima muito. Hoje já é até comum ver modificações feitas por fãs de consoles antigos para que os mesmos se tornem completamente portáteis, trazendo, assim, esse conceito à realidade. De vez em quando até postamos projetos interessantes de N64s portáteis aqui no blog. Mas nenhum deles é como este, pois este É DO BRASIL (insira vinheta da Globo aqui). Pelo menos é o primeiro que se tem notícia.
A modificação foi feita por José Alves, natural de Icoaraci/Belém do Pará. Ele tem 35 anos e é colecionador de consoles.
Ele utilizou o próprio corpo do console, adicionando os botões do controle e tela à carcaça, modelando com massa plástica (Durepoxi) para tampar as irregularidades e dar forma. Também diminuiu um pouco as dimensões para uma pegada melhor, mas manteve o formato original do Nintendo 64. A tela foi tirada de um monitor de ré de carro e, pelo que dá pra ver pelo vídeo, é de aspecto 16:9, tem uma boa nitidez e qualidade de imagem.
Veja o console em ação:
Veja um pouco do processo de construção:
Clique na imagem para ampliar
Para ver vídeos da construção, acesse o canal do José, já aproveite e se inscreva.
Aqui estão alguns fatos e curiosidades desse portátil, nas palavras do próprio José Alves:
Fatos:
1- O game ficou pronto em 4 meses, desde idealização à conclusão.
2- A massa usada apenas para tirar irregularidades das junções do controle com o console foi massa plástica e pouco de durepoxi.
3- A tinta usada foi apenas uma lata de spray preta, de pintar bicicleta.
4- Ele funciona a bateria ou conectado na energia elétrica através de uma fonte de 12volts.
5- Os dois botões "Z" funcionam normal.
6- A saída de fone de ouvido também tem a mesma regulagem do volume externo.
Curiosidades:
1- A ideia começou em um grupo de games quando membros discutiam sobre o quanto seria bom e difícil fazer um portátil do super Nintendo, ai me meti na conversa dizendo que seria fácil porque era só pegar um controle e colocar a tela do gameboy... ai falaram que isso seria possível para engenheiros da nasa(kkkk), ai falei que eu, um nada, iria fazer, foi ai que pesquisando descobri que já existia um portátil do snes(supaboy), nesse momento falei que não seria mais um portátil do snes e sim do N64. Ainda sim vi que tinha uns gringos que já fizeram o n64 portátil, mas o que fiz não tem no mundo porque foi feito no próprio console, já que os de outros países foram feitos fora do console.
2- Queimei 4 consoles, acertando no 5.
3- Usei bateria de notebook( obs.: só as células), mas não aguentou porque ta velha... Então pode usar direto na tomada. Colocando células novas fica tranquilo... No vídeo que demostro no youtube to usando na tomada.
Compartilhar este artigo
Tenho impressão que deve ser desconfortável pra caramba jogar, fora o peso.
Oi amigos
Vocês tem alguma notícia sobre o que houve com Yooka Laylee do N64?
Infelizmente não há versão de N64 de Yooka-Laylee. Aquele cartucho de N64 é na verdade um pendrive que veio com uma edição especial do jogo pra quem contribuiu com o Kickstarter.
Tem varios vídeos no YouTube mostrando.
Sim. Inclusive temos em primeira mão uma imagem do jogo correndo no console. Saca só:
https://uploads.disquscdn.com/images/5d0458ef2895158d3864e27f527353526267bfebc945a84160187b8158d7d196.jpg
Brincadeira xD (A imagem acima é do clássico Chameleon Twist 2)
Como explicado pelo Rubens, o que existe é um case em formato de cartucho contendo o jogo para PC.
Apesar de não haver uma versão do game para N64,a Playtonic falou que teria uma "versão 64" onde os gráficos ficariam estilo do N64.
A ideia é ótima mais em vez de cartucho poderia usar cartão de memoria ou msm um memoria interna ou pendrive ja que é pra esculachar faz top mano. ter que ta comprando fita e até msm transportar varias para jogar não fica nada portatil sem contar o valor agora se acha todos os jogos para baixar e cabe em qualquer pendrive oucartão de memoria