A boa e velha
discussão na guerra dos consoles sempre foi qual era o melhor, o mais potente
e qual tinha os melhores gráficos. Antes, quando éramos crianças e adolescentes
(sem o acesso a internet), não tínhamos informações ou as especificações técnicas do
consoles (e ninguém fazia essa comparação mais profunda na época, eram comparações mais simples), o que se fazia era
jogar e ver qual era melhor no olho e no “achismo” (talvez essa não seja a melhor
forma para se comparar hardwares).
Hoje é complemente diferente, pois o conhecimento é mais difundido e as pessoas podem saber mais sobre algo, e a mídia especializada (a impressa de games ou voltada para a tecnologia), fazem a “dissecação” dos aparelhos e testes de desempenho (como o benchmarking).
The Ben Heck
Show é um canal no YouTube que é justamente voltado para a tecnologia em geral,
ele faz desde a “dissecação” dos aparelhos, como a avaliação, conserto e, até
mesmo, mods e hacking (no sentido de criar algo a partir de outra coisa,
modificando do seu uso original). Um dos seus vídeos é sobre uma comparação mais
profunda entre o N64 e o PlayStation, veja:
Caso você não entenda Inglês, eu irei resumir um pouco do que foi mostrado.
Caso você não entenda Inglês, eu irei resumir um pouco do que foi mostrado.
O PlayStation
tem um esquema de hardware um pouco mais complexo, onde a CPU, GPU e APU (Audio
Processing Unit, ou Unidade de processamento de Áudio), cada uma delas tem a
sua própria memória RAM, a unidade óptica é ligada na CPU, que por sua vez
manda instruções para a GPU para que desenhe algo (os gráficos do jogo), a taxa
de transferência de dados entre essas unidades é baixa, por isso que existe os
“loading” no console.
(Esse é um esquema bem simplificado do PS1, feito por mim no Paint)
No N64 a
história é bem diferente, o Hardware em si é mais simples e em vez da CPU ser
a figura central do Hardware, é a GPU. A GPU (a.k.a. RCP = Reality Co-Processor) está ligada diretamente no slot de
cartucho (e no slot de expansão do 64DD) e na memória RAM que por sua vez no slot de memória
(que é onde é colocando o Jumper Pak e o Expansion Pak, que “fecham” o circuito
e que fazem o sistema funcionar). A CPU é ligada na GPU e caso ela queira
acessar a memória RAM, ela tem que passar pela GPU antes, esse tipo de esquema
prejudicar o desempenho final do N64, que poderia ser muito melhor. Outro
detalhe interessante sobre o N64 é que ele possui um chip específico para os
controle, por ele ter o suporte a 4 controles (não coloque ele no esquema abaixo).
(Esquema simplificado do N64, feito por mim no Paint)
[Atualização]
(Encontrei essa imagem que é mais detalhada)
[Atualização]
(Encontrei essa imagem que é mais detalhada)
Um outro ponto positivo para o N64 é que com isso o cartucho fazem "parte" do sistema, auxiliando no seu funcionamento, e como o Hardware do N64 é mais potente que o do PS1, faz que o console não tenha "loadings", por outro lado, tornar o videogame algo bem mais complexo para se desenvolver games.
Para mais
detalhes sobre o hardware do N64, leia as postagens do Gabriel Ventura, onde
ele fala com um pouco de mais sobre o Hardware do N64:
Parte 1 –
Introdução e processador
Parte 2 –
Memória RAM
Parte 3 – RCP
e gráficos
Nós citamos o
canal do The Ben Heck em nosso último podcast (ouça aqui), ele já fez um
Dreamcast portátil, fez a comparação entre o Snes e MegaDrive, dissecou e
consertou o Nintendo PlayStation e muitos mais. É um canal recomendado para as
pessoas que sejam interessadas nesse tipo de assunto.
Espero que
tenham gostado dessa postagem. E o que acham? Será que o hardware do N64
realmente foi mal utilizado para a sua época? Comentem e até a próxima.
Fonte da imagem do N64: n64squid.com
Fonte da imagem do N64: n64squid.com
Compartilhar este artigo
psx venceu fácil, pois sua bliblioteca de games era absurdamente melhor, fora que piratear cd's era um coringa extra.
Existe algum game de N64 que tenha sido projetado em 64 bits? Se tiver poderiam fazer uma lista de quais são esses games.
você podia ter ficado sem essa. 40% dos jogos do n64 deixaram legado, hydro thunder virou arcade, rush séries (que revolucionou a ponto de ter jogo baseado nele até hoje tipo track mania, musica retro wave voltou por conta do rush), ou o extreme-g que existe vários jogos e filmes tentando imitar até hoje, C&C que é simplesmente a raiz de todo jogo moderno, Body Harvest (que deu origem ao gta), ocarina of time (nomeado o melhor rpg de todas as datas), assim por diante...
já a maioria dos jogos do psx foram descontinuados ou tiveram impacto pequeno no mercado, tipo crash, ou eram jogos repetidos de outros lugares, como tomb raider, a salvação foi o C&C red alert, que foi um titulo estrondoso, de resto a sony abandonou ou não teve impacto significativo, muitos jogos substituidos. e pior que os bons os fãs não gostavam, tipo tenchu... da pra contar nos dedos os jogos que deixaram marca como o god of war, mas ainda sim não influenciou o mercado, pois devil may cry tomou lugar e era de PC também.
e ainda sim o n64 venceu em todas as especificações técnicas, com 2/3 de vantagem. em resumo, GOSTAR mais de um console não o faz vencer, o ps1 foi um bruto perdedor, vendeu por causa de propaganda, enganaram os clientes falando que era "mais" forte e vendia a preço de banana, mas ainda sim é um console perdedor.
pelo menos eu tenho noção disso, mesmo amando ele e achando ele o ps mais legal de todos.
Kkkkkkkkkkkkkk.vou usar suas palavras" gostar de um console não o faz ganhar" da onde o Nintendo 64 ganhaou do Psx 1? O quw falou dos jogos foi só ladainha! O unico fator que salvou ablavoura dN64 firam as clássicas franquias da Nintendo
Que loucura de comentário! Hahahahahahaahaha! Em especial a falar sobre jogos de Psx, minha nossa...vou usar teu argumento:, "Gostar mais de um console não o faz vencer" 🤣🤣🤣
te dei fatos e você solta uma dessas? cara, você ta usando drogas???
ser fanboy não faz a joça do psx ter deixado legado maior que n64, a sony enfiou no buraco os titulos deles, preservando pouca coisa como o god of war, de resto a maioria dos titulos deles foram abandonados, ainda sim apesar da sony não ter conseguido mais que o rival com muitos desses jogos, eu achei ridículo eles terem simplesmente abandonado tudo.
até mesmo o ps2 que foi diferente e vendeu bastante a ponto de ter sido o mais vendido da época, trouxe vários titulos, ainda abandonaram vários mesmo tendo lucro...
se você acha esses comentários loucura, certamente vão ser ao descrever a loucura que a sony fez, vá cobrar deles os tiros no pé. tem muito jogo deles que podia estar aqui até hoje, mas jogaram no lixo pq fizeram uns 10% a 30% menos sucesso, como se não fosse bastante ter 70 a 90 comparado ao rival.
de fato a biblioteca do n64 quase todos os jogos deixaram marca, ja a do psx os que deixaram foram os que fizeram sucesso no n64.
tudo isso é em base de estatisticas, vendas, pesquisas e tudo mais...
se você não consegue entender isso, você deve estar sob efeito de alguma coisa anormal ai