Não! Não iremos falar sobre o filme do Bill Murray de 2003 aqui (o que devo dizer que é um ótimo filme).
O objetivo dessa série nova é mostrar a diferença entre as cover arts americanas e japonesas dos jogos do Nintendo 64.
Uma breve explicação histórica
Desde do Super Nintendo o padrão de embalagem era diferente entre a original e americana (antes ninguém via as caixas como itens importantes de coleção e sim como embalagens), onde na versão japonesa era “em pé” (retrato) e na americana era “deitado” (paisagem), no Brasil o padrão é baseado na versão americana.
O padrão de embalagem europeu é praticamente o mesmo do americano (quando se referente a arte) a diferença principal é o layout, onde no europeu as bordas da caixa são pretas enquanto na americana é vermelho, existem outras como alguns games terem títulos diferentes, entretanto isso será tratado em outro post.
Em meados dos anos 90, teve início a onda do 3D, isso vem desde títulos como Star Fox para o Super Nintendo, Virtual Racing para o MegaDrive, Virtual Fighter para o Sega Saturno e 32X e dentre alguns outros. E com a nova geração de consoles, a onda 3D ficou mais forte, o que logo refletiu em muitas das artes dos jogos americanos, que enfatizava que o título era em 3D (mesmo quando o game não era em 3D, como veremos logo). Por outra via, no Japão, o 3D não era o foco na hora de promover o game, isso tudo gerou uma diferença enorme nas duas versões.
Então preparados?
Vejam aqui alguns exemplos:
F-Zero X
É interessante ver que a imagem dos "carros" foi aproveitada na versão americana, sendo o foco, já a japonesa temos a imagem dos corredores também onde toda imagem tem um efeito de "velocidade".
Perfect Dark
A diferença aqui é enorme, sendo que a americana destacar uma personagem "Badass", enquanto o da japonesa transmite um clima diferente lembrando até mesmo o poster do filme Nikita, uma mulher que aparentemente está passando por uma situação difícil ou mesmo encurralada. Ainda é legal notar o uso de uma atriz para esse trabalho, o que ajuda a indicar que esse título é mais maduro.
(Poster do filme Nikita)
Quest 64
Aqui nem precisa dizer que a versão americana sofre influência da onda "3D" enquanto a japonese segue um estilo de anime.
The Legend of Zelda: Majora's Mask
No caso do Majora's Mask, no Japão, esse game foi lançado em bundle, ou seja, dentro de uma caixa grande vinha o game em si com sua caixa própria e o Expansion Pak igualmente dotado de uma caixa. A ilustração da caixa do bundle e do game são diferentes (A do Bundle é o da direita e do game é da esquerda). É importante notar que em ambos os casos a arte é um desenho e tem cores predominantes de preto, roxo, verdes e azul, o que indica o tom mais sombrio que esse game tem.
Tradicionalmente as ilustrações dos games da série Zelda são mais simples, tendo o logo da franquia e o título específico do game.
O que acharam? Muito diferente?
Em minha opinião pessoal, eu gostei mais das ilustrações japonesas, as artes feitas em 3D são muito estranhas. E a que me chamou mais atenção foi a do Perfect Dark. Quem sabe se a Nintendo americana adotasse a mesma arte a história poderia ter sido diferente.
E vocês? Quais versões você preferiram: a japonesa ou a americana? Comentem.
Logo teremos a parte 2 como outros jogos.
Até a próxima.
Logo teremos a parte 2 como outros jogos.
Até a próxima.
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Uma coisa é certa: Antigamente eles caprichavam nas artes das capas, tanto americana quanto japonesa! Sinto falta desses desenhistas em dias de hoje
Eu também, acho essas artes em 3d muito mal feitas!
Eu já estou preparando o 2º da série. Espero que goste dele também!
Muito boa a matéria, não tinha parado pra ler até agora xD
Eu nunca tinha parado pra pensar nisso, na moral. E realmente, as japonesas são muito melhores.
Obrigado, Rubens!
Espero que você goste dos próximos!