Já que estamos discutindo muito sobre o tema Pirataria aqui no blog, resolvi falar um pouco mais sobre a história da pirataria de jogos e acessórios do Nintendo 64 na época de seu lançamento.
O Começo...
Mas eis que em 1996 chegou ao mercado um console menos popular do que estes dois últimos. O Nintendo 64 chegou ao mercado e contava com um grande entrave para a pirataria - os cartuchos de Nintendo 64 contavam com uma grande complexidade de programação e um sofisticado sistema de "bloqueio" de cópias. Como se isso já não bastasse, o Nintendo 64 contava com ROMs muito maiores do que qualquer outro console, o que naturalmente fazia com que os chips usados para fazer cartuchos custassem mais.
Apesar de todas essas dificuldades, os chineses tentaram copiar alguns jogos do Nintendo 64 na primeira leva de jogos que saíram para o Nintendo 64, mas aparentemente não teve êxito comercial - fato que explica porque os jogos piratas do Nintendo 64 mais comuns são os primeiros lançados para o console:
Killer Instinct Gold
Pilotwings 64
Top Gear Rally
Wave Race 64
Diddy Kong Racing
Pois bem, apesar de podermos dar de cara com um cartucho pirata de Nintendo 64 em qualquer loja ou locadora, o comércio ilegal de cartuchos foi quase inexpressivo para o Nintendo 64 em relação à outros consoles que usam cartuchos e CDs. Mas o console não passou ileso aos Dispositivos de Backup de Roms, que contribuíram muito para o surgimento das já tradicionais Roms que conhecemos hoje, mas isso já foi muito comentado aqui no blog =D.
Como Identificar Um Cartucho Falso?
- Atente para o peso do cartucho! Um cartucho pirata geralmente é muito mais leve do que um cartucho original - os cartuchos piratas pesam cerca de 60 gramas, comparados aos 90 gramas do original.
- Geralmente um cartucho pirata não possui o parafuso de 6 pontas da nintendo, sendo substituído apenas por um pino plástico.
- O conector pode estar com cor estranha, diferente da cor "bronze" dos originais.
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O primeiro N64 que tive contacto, era emprestado e não funcionava... hehe. Mas tinha vários games piratas, que eu usei quando comprei o meu próprio, isso foi bom, para aprender a lidar e reconhecer os paralelos, por exemplo, usar o adaptador necessário para seu funcionamento, e é claro, conhecer mais jogos. Aki na minha cidade, é muito raro achar um pirata por aí, mas não impossível, e para o Nintendo 64, não vale mesmo a pena, pois o preço é quase o mesmo que o dos originais. Acho que não são mais fabricados games de N64 piratas. Mas já o Super Nintendo, No camelô facil, facil você v toneladas, e o melhor, SALVANDO, o interessante é q ainda fabricam para snes, é nitido q é novo, vagabundo e mal feito, mas novo.
Uma coisa que também ajuda a identificar: a maioria das piratas não tem os 8 metais (4 em cada lado) que ficam perto do conector que servem de terra para o cartucho. Por isso é que os carts piratas costumam queimar o console.
Infelizmente, não dá pra postar imagens, mas eles ficam nas bordas do cart, em frente ào conector.
Sabe que eu nunca vi um cartucho de N64 pirata ?
=)
Outros consoles, rsrs , quase infinitos !
Piratear um cartucho deve dar um trabalho grande , eu compraria , é "artesanato" , rsrsrs (haters are gonna hate)
Enquanto não existir um preço acessível a todos sempre vai haver pirataria
se liga nessa
http://www.xpzone.net/games-news/(noticia)-flash-card-para-nintendo-64/
é aquela velha história se você tem dinheiro compra se não tem não compra
Esqueci de dizer uma última coisa: O peso dos carts é algo a ser considerado, mas nem sempre as originais são pesadas. Jogos originais que requerem o Controller Pak costumam ser mais leves que os que salvam direto no cart. Um THPS2 original é mais leve do que uma Banjo-Kazooie também original, por exemplo.
Mas conseguiram piratear, criaram o VDoctor e otro que não lembro bem o nome
aki gente sou o everton e queria saber se os jogos piratas do n64 salvam na memoria