Bem... No post sobre o CD64, eu prometi fazer uma matéria sobre o Doctor V64, e cá estamos! Vamos falar sobre esse outro aparelho mirabolante para o Nintendo 64:
O Doctor V64 (também conhecido simplesmente como V64) é um outro dispositivo de backups de jogos lançado para o Nintendo 64 pela Bung Enterprises Ltd. O aparelho ficou famoso devido ao caso judicial envolvendo a Bung e a Nintendo, no qual falaremos mais adiante. Lançado em 1996, seu preço inicial era de $3500.
O trambolho aparelho possui um drive de CD-ROM que instalado, fica de baixo do N64. O aparelho também usa a entrada EXTension do 64DD para se conectar ao N64. É importante destacar que a entrada para cartuchos e a entrada EXTension possuem as mesmas conexões elétricas. Dessa forma, o Nintendo 64 é capaz de ler os dados do V64 a mesma forma como seria possível usar a entrada normal de cartuchos (eu nunca tentei colocar cartuchos na EXT, mas não pretendo fazer essa "experiência") .
O Doctor V64 pode ser usado para ler os dados de um cartucho de jogo e transferir os dados para um PC através de uma porta paralela. Isto permitiu aos desenvolvedores e programadores carregarem imagens de seu jogo para o V64 sem precisar criar um backup em CD de cada vez. Ele também permitiu aos usuários fazerem upload de imagens de jogos retirados da Internet. Outro grande diferencial do aparelho é que ele é capaz de rodar CDs de vídeo (VCD) e CDs de áudio, além de ser compatível com efeitos 3D de áudio. Mas nem tudo foram rosas na história do aparelho....
A Nintendo entra na justiça...
A Bung é uma empresa chinesa que ficou famosa por desenvolver dispositivos de backup de jogos para o SNES e para o Nintendo 64. A empresa emergiu no começo dos anos 90. E o Doctor V64 foi o primeiro dispositivo de backup feito para o Nintendo 64. Causando atrito com a Nintendo:
Os primeiros modelos do Doctor V64 eram conectados na parte inferior do console. Entretanto, para driblar a utilização do V64 e, conseqüentemente, a pirataria, a Nintendo começou a fabricar modelos de Nintendo 64 com a conexão EXT mais estreita, impedindo a entrada do V64. Com isso, a Bung fez novos modelos do V64 que eram conectados na entrada normal de cartuchos. E deu no que deu...
A Nintendo sabia que o custo dos cartuchos eram muito altos, e não queria arruinar as vendas do videogame: Em 1997, a Nintendo processou a Bung por vender o Game Doctor ( Backup de SNES) e o Doctor V64. Assim como Cds de softwares pitatas contendo jogos da Nitendo. Em junho daquele ano a Nitendo entrou com a ação na justiça contra a Games City. Resultado: Em 25 de outubro de 1997 Games City teve que pagar o equivalente a $100,000 e parar de vender quaisquer componentes que tivessem softwares ou jogos da Nintendo, violando seus direitos.
Bom, é como diria meu amigo Lukas: " O aparelho é ilegal, mas é bem legal". É uma pena que este aparelho tenha uma históroia tão curta e conturbada...
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Usando minha frase... vo processar você...
Tem $100,000 ai pra me pagar? Ah, e não vai mais poder usar minha frase, violando meus direitos autorais.
XDD
Encaixou a frase direitinho ali.... Aparelho doido esse; mais um trambolho pra upar os jogos de 64. TODOS tem inveja dele; 64 é mil maravilhas! E não digo isso só por tem um (ok, em parte sim). YEAH!
Não é esse que eles usam para fazer as ROMs com exstensão .v64?
é esse mesmo, willi
outros que possuem a extensão .z64 foram dumpados pelo Z64
Parabéns pelo post.
Vale lembrar também que nem todas as empresas tinham acesso aos consoles de desenvolvimento (dev units) oficiais da Nintendo, pelo custo e processo complicado. Muitas delas possuíam backup units para fazer o serviço, principalmente na parte de testes e debugging devido ao seu relativo baixo custo.
Tenho um V64 que adquiri com um ex desenvolvedor da Midway (Mortal Kombat, Doom 64, entre outros).
Acho possível criar um leitor de DVD no N64, e rodar Roms de qualquer extensão, mas o único problema é o chip alienígena que pede muito no N64...
http://desciclopedia.ws/wiki/Ficheiro:Rcp.jpg