sábado, 20 de fevereiro de 2010

Review: F-1 World Grand Prix

Posted by | fevereiro 20, 2010


Review de F-1 World Grand Prix [1]

BlogdoIML e N64Brasil
[AVISO:Esta review é imensa, portanto se você for tão apressado quanto o Schumacher,
eu recomendo que leia apenas as fotos que contêm dicas, caracteristicas...; Agooora,
se você for tão paciente quanto o Rubinho [em?!], e gostar tanto de Formula 1 quanto eu,
Otima Leitura!]

Bem amigos dos blogs n64Brasil, e BlogdoIML, estamos começando
mais uma transmissão direto de...O que estou dizendo!
[Fala serio!]

Há quaaanto tempo que agente não se via em?!
Um ola imenso ao pessoal todo!
Salve!

Nossa, a minha ultima review data de..., de...Faz taanto tempo que agente não se via!
Mas há a desculpa que eu andava bastante ocupado, e por isso andei meio sumido.

Dispensando os pormenores, e os Ai, ai, ui, ui,
vamos aos finalmente que é o que interessa!

Vamos falar do jogo F-1 World Grand Prix 1, feito em 1998 pela Paradigm
e VideoSystem, licenciado pela Nintendo; produto oficial da toda poderosa FIA,
e também licenciado pela Formula One Administration Limited -- Ufa!
Mais detalhes na foto acima.

Devo admitir que este sim é um jogo incrivel!
Todos os carros foram feitos procurando ser fieis em todos os sentidos ao seus
originais, desde aparencia, até mesmo aos futuros erros em alguns pontos nos
traçados da pista.

Trabalho magistral, onde os limites do bom gamer são levados à loucura.
E sim, falo por experiência, quando houveram vezes que eu quase arranquei
as minhas belas madeixas!
[Nem é bom lembrar disso]

BlogdoIML e N64BrasilAntes de eu falar aqui das caracteristicas dos jogo, vou-me ater um pouco sobre os pilotos.

A melhor descrição já foi feita na foto aí do lado, contudo um dos grandes misterios do jogo, está no piloto simplesmente chamado de "Piloto da Williams"; sim, um misterio.

Este maldito 'piloto' vai te perseguir em varias ocasiões deixando você realmente com o 'coração na mão', porque ele simplesmente possui o melhor carro do Grid -- se acostumem com as palavrinhas gente! -- é dono do titulo de Campeão,
e sim, é carne de pescoço para ser ultrapassado.

E como eu sou bonzinho, mesmo não sendo o MisteM,
prometo na parte Dicas & Coisas LeGais do Game,
desvendar quem é este piloto mascarado -- mais em?!

Ainda sem ir ao campo amado por muitos, quero falar da dificuldade do jogo.
Geralmente as pessoas sentem arrepios na espinha quando se fala
'Jogo de Formula-1', pelo seu elevado grau Hard de ser
-- coisa que acontece por aqui.

Contudo, como diria o Chapolin Colorado:
- Não Priamos Cânico!

Simm, eu tenho algumas soluções plausiveis.

Enfim, estes são os times que disputarão o Campeonato:

11 Times

1 - Ferrari 2 - Benetton Formula 1

3 - Mclaren 4 - Jordan [A equipe, não a mulher...]

5 - Prost 6 - Sauber [Com o simbolo de 2 touros em cima, vai se saber o porquê]

7 - Tyrrel [A das antenhinhas em um dos carros!]

8 - Minard [ Ou seria Mernardi?]

9 - Stewart [A equipe do Rubens Barrichelo. Só para saber,
Jack Stewart foi um Grande Piloto - Cadê a piadinha para o Rubinho??]

10 - Arrows [Flechas!]

11 - Williams
[O melhor carro neste game, nada mais do que isso]


Pois bem, às cARAcTERISTICAs Robinn!

Jogabilidade:

Elas variam muito de acordo com a pista, carros, acerto dos mesmo,
e mão do piloto.

Somente por ai já dá pra ter uma ideia do quanto foi trabalhada neste jogo.
Ela chega aos requintes da sensibilidade do carro, quando por ventura há perdas
de controle dele em algum lugar do traçado da pista.

E falando em pista, esses são os 17 Grand Prix que você irá disputar
se tiver coragem e 'Faca nos Dentes'.

BlogdoIML e N64Brasil17 Grandes Prêmios [Grand Prix]

[os Grandes Prêmios que contêm
uma revisão de pista, foram escolhidos como os melhores por este seu autor
-- ao todo foram 14.]

1 - Albert Park
Grande Prêmio da Australia
- Esse circuito é realmente um dos que mais gosto.
Varias vezes fui Pole no F1- 2...

2 - Interlagos
Grande Prêmio do Brasil
- A emocionante, dinamica
e sensacional corrida do Brasil-- Com brasão da Rede Global e tudo
-- Bem amigos...
3 - Buenos Aires
Grande Prêmio da Argentina
- Este circuito, com uma curva de ladeira em descida
feita em baixa velocidade é realmente uma doçura...

4 - Imola
Grande Prêmio de San Marino [e Tem tradução?]
- Esta sim é uma pista que exige muito de você, amigo
piloto -- primeiro um bom acerto do carro...

5 - Monte Carlo - Monaco
Grande Prêmio de Monaco
- A Senhora das pistas, a deusa, a Sereia, sem duvida uma das pistas
mais desafiadoras deste game -- o que dizer em tão pouco tempo?
Acelere, desacelere, use o freio e cuidado com o Guard-reio, são algumas
das muitas coisas que se deve fazer; principalmente na chuva...

6 - Barcelona
Grande Prêmio da Espanha
- Ah, Barcelona! Com uma das curvas de alta mais legais
de todo o campeonato...

7 - Montreal
Grande Prêmio do Canadá
- Pista sem muita dificuldade, com muitas retas
rapidas e poucas perdas do carro -- recomendo um bom
ajuste do mesmo.

8 - Magny - Cours
Grande Prêmio da França
- Nosssa que corrida essa em?! Começa com uma curva numa
ladeira, da esquerda para a direita, seguida de uma reta, dificilima...

9 - Silverstone
Grande Prêmio da Grâ-Bretanha [ Ou Reino Unido]

10 - Hockenheim
Grande Prêmio da Alemanha [ ou Terra de Shume]

11 - Hungaroring [ Será Ring da Hungria?? Perguntas...]
Grande Prêmio da Hungria
- Uma das pistas mais Hards de todo o Champ; por que a escolhi como
uma das melhores?...

12 - Spa - Framcorchamps [Querido da maioria dos Pilotos, temida pelos não-Pilotos]
Grande Prêmio da Belgica
- Taí uma pista memoravel! Tanto para pilotos quanto
para não-pilotos; claaro, ela não é facil...

13 - Monza
Grande Prêmio Italia [Terra da Ferrari -- Nããão!]

14 - A1 - Ring
Grande Prêmio Austria
- Uma das pistas -- se não A Pista -- com maior numero de subidas
e descidas desta versão -- o que não a torna essencialmente dificil...

15 - Nurburgring
Grande Prêmio Luxemburgo [Já vi esse nome...]
- Uma daquelas boas pistas que se dirige.
Sabe aquela sensação boa...

16 - Suzuka
Grande Prêmio Japão
- A pista mais rapida das duas versões. Nela você pode alcançar
velocidades realmente impressionantes...

17 - Jerez [ Pelo nome, só pode ser na Espanha...]
Grande Prêmio da Europa
- Varias curvas rapidas para esquerda que se deve
diminuir um pouco antes de entrar nelas...

**Todas as pistas revisadas e escolhidas foram feitas no modo Exibição;
apesar de eu ter sido campeão nelas no modo Rookie, hehe...

***Elas foram percorridas com a Williams, Prost, Stewart e principalmente
com a Arrows, e em muitas delas terminei em primeiro -- claro que no modo Grand Prix,
o negocio muda e a dificuldade se eleva mais.

****Continuação dos textos na foto acima.



As pistas que não citei, foi pelo simples motivo de odiá-las.
Com no caso de Silverstone, que de tão impossivel de se dirigir,
mesmo nos meus aureus tempos, nunca ter conseguido chegar entre os 10 primeiros!
[Argg!]

E como tentei, nosssa!

Diversão:

BlogdoIML e N64BrasilEssa sim é uma questão
dificil de se dizer.

Não vou falar parecendo um defensor:
- Nosssa, como este jogo é divertidissimo! Nunca joguei um jogo tãão legals! Não vou fazer isso.

Primeiro porque há momentos, e não-momentos, se assim me for permitido.

Há momentos de maravilhosas ultrapassagens, quando você está dirigindo um verdadeiro
calhambeque -- Bi, Bi! -- e passa por exemplo uma Ferrari, ou uma Williams.
[Feito somente possivel no modo Rookie, e depois de hoooras de treino]

Quando você ganha o campeonato, consegue fazer as curvas mais dificeis,
chega até seu oponente ganhando milesimos de segundo, volta por volta.

os Não-momentos, são todos esses, só que ao contrario.
Contudo, nada supera a chatice do jogo, tanto pelos menus, alguns mal colocados,
e principalmente quando você jamais consegue fazer nada certo.

Ai sim, vem a vontade de no minimo, no minimo,
ir comer alguma coisa...

vamos aos Gráficos:

Esta sim é uma questão que os desenvolvedores pecaram.
E em vaaarios aspectos.

Temos ai uma lista enorme...
Como até mesmo os carros mais bonitos,
serem meio feinhos.

As pistas sem 'Aquele'
acabamento necessario.




Em verdade, durante todo o jogo, se percebe que poderia haver graficos
infinitamente superiores, com efeitos de luzes, brilho, um 3d melhorado.

Ninguem me tira da cabeça as rodas em 2d muiiito mal-feitas dos oponentes,
sem contar a mancha branca marcante que os carros da Williams fazem quando
estão na nossa frente.

Erros estes, consertados no F-1 2, com maestria!

Coisa que não posso falar da ida ao reabastecimento.
Aquilo é ridiculo de tão tosco que é.
e Sinceramente, na outra versão ainda fica pior!

e já que Estamos por aqui.
Gente, os sons são realmente terriveis!
[e não estou imitando a Velma do Scooooby-doo!]

Fica um chefe de equipe o tempo
inteiro literalmente 'Enchendo o seu Saco.'
Atrapalha de mais.

É muito preferivel desligar o audio, e ligar um sonzinho - num radio,
celular, onde for!

No meu caso um bom metal vai bem, e muiiito bem. Não posso dizer com certeza se os sons também foram melhorados
na segunda versão.

E sim, Galvão faz falta!
[Ou não...]

[Vale ressaltar que pelo pouco tamanho de memoria do cartucho de n64,
esses erros são completamente desculpaveis; na verdade fica a pergunta:
-Como eles fizeram um jogo tão bom, com tão pouco espaço?!]

Ainda nessa linha, temos os menus que serão
descritos nas fotos abaixo.

Dificuldade:

A dificuldade caros amantes de Formula-1 -- porque se o amigo ou amiga
chegou até aqui, é porque adoora F-1 -- é Dificil de mais! Não dá pra contar,
ou mesmo retratar com palavras o quão dificil é.

É tipo, Impossiver Hard de se Jogardes Hard-DUPLO!

Eu só consegui todos os titulos no modo Rookie, que é dito por verdadeiros
experts de games de carros com um sorrizinho no canto de boca:
- Modo rookie, é para Pessimos jogadores, he,he...

BlogdoIML e N64BrasilBons amigos, pode-se dizer sem nenhuma audacia da minha parte,
que eu jogo e bem, os jogos de carro.

Este jogo no entanto, ou é excessão, ou realmente é impossivel.



Acima do modo rookie, lhe tiram os freios nas curvas, o controle de aceleração, a marcha automática, e quem sabe, o controle de tração -- Ainda não sei o por que
de lhe não tirarem o volante, afinal o modo Champion é para você ter braço!

Esse nivel de dificuldade foi um pouco amenizado no F-1 2, principalmente na
diminuição da necessidade do gamer ter uma contante sensibilidade do carro
[ufa!].

Contudo, acima do modo Easy, o bicho pega e eu nunca nem tentei!
Se alguem conseguir a façanha de ao menos jogar depois do modo Rookie,
deixa um coment, e ensina pra gente como! [Pleaase!]

Dicas & Coisas LeGais do Game:
[Finalmente!]

BlogdoIML e N64BrasilPrimeiro, vamos ao MisterioMisterioso
a lá Cid Moreira.

Quando me propus a fazer a review fiquei intrigado de quem poderia ser o 'Piloto da Williams'.

[Questionamento este jamais feito enquanto eu jogava, só por jogar.]

Como o jogo é todo baseado em temporadas reais -- neste caso,
tenho a opiniao firme de que é a de 1997, já que o jogo é de 1998.
[Nããão!]
[Um dos Wallpapers]

Pesquisando no pai dos Nerds da Web -- lê-se Wikipedia --
descubri que um tal de Jacques Villeneuve, piloto da Wiliiams em 1997 foi Campeão.
Por incrivel que pareça, tanto o 'Piloto' quanto Jacques são do Canadá
-- pode se ver a nação de cada piloto pela bandeira atras de sua foto;
obvio, Captão Obvio!

Então pela coincidencia dos fatos, e pelo meu faro de Sherloc Baiano, logicamente,
o 'Piloto da Williams' só pode ser o Jacques Villeneuve, e Jacques Villeneuve o
'Piloto da Williams'! -- provavelmente ele não quis seu nome ligado ao jogo,
ou porque ele só joga Playstation, ou ele não foi pago como gostaria, ou por motivos pessoais...
Vai saber!

Eu poderia pesquisar mais e descobrir o motivo, ou se ele, é 'ele' mesmo.
Todavia -- outra conjunção! -- prefiro deixar o misterio como está; descoberto ou não,
sendo ele ou não sendo ele, agora agente já pode chingar o carro da Williams que vive na frente
-Sai dai seu Jacques de uma figa!
[Ouuu, não.]

E para que não haja duvidas, taí um pedaço do texto:

Temporada de Fórmula 1 de 1997
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Temporada de Fórmula 1 de 1997 foi a 48ª realizada pela FIA. Teve como
campeão o canadense Jacques Villeneuve,
da Williams, sendo vice-campeão
o alemão Heinz-Harald Frentzen, também da Williams.

[e ele é o Segundo no Game! Coincidência?! Watson diria que não!]

Espanha


No final da temporada, Michael Schumacher provocou um acidente em uma
ultrapassagem e foi punido
com perda de todos os pontos (sem excluir as vitórias).
Assim Frentzen conseguiu terminar na segunda colocação do mundial de pilotos.


[Coloquei esse fato aqui, porque bem, Shumacher é o cara, até quando faz trapalhada!
Vale lembrar que ele é uma dos pilotos que mais faz caridade, ou seja, nas pistas
Dick Vigarista, fora delas ele é o cara!]

Click aqui e leia o texto na Integra


Outro destaque são as ultrapassagens, de fato estimulantes até a gota!
Só não espere que os carros atras de você tentem lhe passar -- raro de acontecer.

O ironico é que isso é justamente o contrario no F-1 2, onde as ultrapassagens de tão
faceis são chatas; e campo de batalha o qual se você for muito lento,
vai ser ultrapassado no menor erro que cometer -- motivo este de eu lembrar
de sempre andar no meu limite!

BlogdoIML e N64BrasilComo Dicas, alem das ditas tanto
no texto, quanto nas fotos, ficam
essas que são mais gerais:

1º Treinem muito no modo Exibição, incluindo gravando os pontos de
freada e retomada de velocidade de
cada pista, alem do acerto do carro escolhido para cada Grand Prix;

dito isto porque depois de algum
tempo, já que aumentar a dificuldade
do jogo é algo quase impossivel, a
procura por carros mais lentos
é imensa,
e neste ponto, o gosto do gamer é crucial.

[Outro dos Walls, este sim, um primor de tão bunito!]

2º Apesar de parecer sem-sentido, a sensibilidade no controle dos carros é basal![em?!]
Cada curva, cada volta, é possivel a perda da traseira ou da frente, e ter a mão 'Firme' e
[Gulp] sensivel vai lhe dar aqueles segundos a mais, tanto na ultrapassagem quanto na
perseguição por alguem mais à frente.

É importante destacar que essa sensibilidade excessiva -- posso dizer isso -- é praticamente
retirada da segunda versão do jogo; com o intuito obvio de atrair mais jogadores e tornar o
Game mais rapido e preciso.

Essa sensibilidade sem duvida, é ponto positivo dos desenvolvedores,
porque ela varia de carro para carro, de pista para pista.

3º e Ultimo, Sem ser ironico, procure manter a calma quando o carro
for para o Guard-Rail -- acho quese escreve desta maneira - para areia,
ou para os pneus; algumas vezes este não é o fim da corrida.

Concentração bons amigos.
Procurem jogá-lo sozinho, ou com amigo[a] também amante de F-1 --
preferivelmente amiga -- pois a menor distração é motivo de perda total do
controle do carro -- e isso acontece em ambas as versões.

Fiquei devendo como é jogar o game no Multiplayer, e também o modo
Challange -- Desafio. A eles, deixo vocês conferirem.

É isso.
Espero que tenham gostado, e tido tanta paciencia quanto o Rubinho para ler
a review até o fim -- pobre do Rubens, prometi a mim mesmo não fazer piadas
a respeito dele, só que não deu, foi mals...

-Ninguem tem paciêcia comigo!

[Eu torci para ele nas ultima corridas no ano passado, e caso ele torne até um ano
tão bom e emocionante quanto 2009. torço novamente; Dali Rubens!]

Deixo fotos de alguns zeramentos e Wallpapers, os quais são liberados
após o zeramento do Jogo -- ao todo 5 fotos aqui, e 2 um pouco mais em cima .




















Para ver as fotos maior, Click nelas!
e nos Wallpapers também, oras!

[A review sobre F-1 2 não será tããão grande, eu prometo!]

Fuizzzzzzzzzzzzzz!



E Aqui para ler no meu Blog, o BlogdoIML.


Aviso!!!

Quero dizer que ter as Roms por mais de um dia, que não seja para testes,
neste pais, é contra a lei, portanto, não fazemos -- pelo menos eu, he, he --
apologia sobre o assunto.

Bem que se poderia fazer leis mais serias, ou estudos mais imbuidos de qualquer coisa,
como por exemplo, atacar os maiores mantenedores do crime organizado,
no caso os usuarios -- com propagandas, e marketing forte, como as fotos atras
das carteiras de cigarro.

Mas estes e outros assuntos ficam noutro hora.

Review de F-1 World Grand Prix (U) by Tassio Bruno Ferreira Silva [eEUcomISSO]
is licensed under a Creative Creative Commons LicenseCommons Atribuição-Uso
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Comentários ( 11 )

  1. Alan Borges escreveu:
    20 de fevereiro de 2010 às 18:23
     

    Faaala Great Boss!
    Voltou com tudo!
    Exelente trabalho mano

    Sim, eu tive a paciência do rubinho para ler tudinho. O seu trabalho de pesquisa foi sensacional!

    Uma vez, eu tava na feira da minha cidade e achei dois cartuchos pra vender: Monaco Grand Prix e GT64, ambos por 15 reais. Mas eu escoilhi o GT64 pela foto do label. Realmente, uma cagada imensa. GT64 é um dos piores jogos de corrida. só tem três pistas. Cheguei à conclusão de que o Monaco GP era melhor por ser muito semelhante à esse jogo. Depois de jogar a ROM, aí foi certeza!

    O único problema de Mônaco GP, é o mesmo do piloto misterioso da Willians. Mas NENHUM piloto possui seus nomes originais!

    Eu que sou fã de F1, me amarrei de ver o Rubinho no bagulho. A propósito, ele é bom?

    Enfim, tá blz. Valeu pór esta review monstruosa mano! Um abraço ae pra ti, pra pâmela e pra todo pessoal da província da Bahia!

    até mais!

  2. Willi Weiss (Conta Antiga) escreveu:
    21 de fevereiro de 2010 às 10:35
     

    P*** review grande!

  3. darkest escreveu:
    21 de fevereiro de 2010 às 15:37
     

    faaaaala alan!
    ai, otro tbm graande fã de f-1!
    e puttz, o rubinho agradece, ou não!
    [fala serio!]

    o resto ja falei tudo né mano.
    as ideias tbm tão d boa!

    Willi, eu avisei q seria imensa!
    rsrsrs

    valeuzao big boss, valeu willi,
    valeuz galerinha boaa!
    longa vida ao blog!

    Fuizzzzz!

    ps:mano, se tu num quiser ler a review toda, lê as fotos q tem dicas e tudo mais, como falei la em cima, rsrs

  4. Anônimo escreveu:
    21 de fevereiro de 2010 às 17:48
     

    Parabens pelo bloge sobre o n64. Mas se poderem colocar mais dicas, truques, codigos de game shark e detonados se bloge se diferenciaria ainda mais do outros varios sites. Mas se precisar de ajuda com os truques e codigos de game shark eu posso ajudar. Falw.

  5. Alan Borges escreveu:
    21 de fevereiro de 2010 às 17:53
     

    claro amigo!

    me add no msn:
    alanborges598@hotmail.com

  6. NeWorld X escreveu:
    22 de fevereiro de 2010 às 20:53
     

    Excelente review, apesar que não me acrescentou nenhum conhecimento, porque (morram de inveja) eu tenho esse jogo original.
    Agora falando sério, review excelente.

    -------------------------

    Mais uma coisa: aceita parceria com meu blog, ja adicionei seu banner,no meu blog encontra-se o código do meu banner.

    Foi mal fazer o pedido de parceria aqui, to com um probleminha no meu e-mail por issu to falando dissu por aki.

  7. Unknown escreveu:
    15 de maio de 2010 às 15:07
     

    Cara esse jogo certamente é um dos melhores de f1 para console(antes do ps2 é claro)que eu ja vi, tenho esse jogo original e gosto muito, o nosso amigo ai que postou esse review disse que é muito dificiu alguém que jogo no champion, amigo eu só jogo no champion e posso lhe assegurar que sou imbativel!é claro que precisa de muito treinamento, mas para um cara que tenho esse video game desde 97 acho que ja tenho muita pratica não é...


    vlw abraços e esse é um ótimo blog parabéns!!

  8. darkest escreveu:
    19 de junho de 2010 às 22:22
     

    ae paulinho, vije vc é o cara!
    até hj num consigo jogar esse troço nesse modo.
    valeuzao pelo coment, e bem...
    passa as dica!

    abçao ai pra galra toda d novo,
    fuizz!

  9. paulinho escreveu:
    5 de agosto de 2010 às 15:19
     

    Então uma dica que eu posso dar é frear antes de fazer as curvas, jamais freie e vire ao mesmo tempo isso faz com que o carro rode. Nas saidas de curvas procure acelerar quando o carro o direcional estiver reto, não acelerar quando vc estiver virando, tipo em curvas lentas, vai acelerando gradativamente não acelere de uma vez. Com essas dicas e muito treino não tem erro!!

  10. darkest escreveu:
    12 de fevereiro de 2011 às 20:18
     

    caraamba paulinho. desculpa ta so respondendo agora, mas essas ficas sao sensacionais. eu tbm ja tinha reparado tudo isso, mas meio q continuo gostando de acelerar em curvas mais lentas.

    abraço cara!
    brigadao, fuiii

  11. Feliphe Queiróz escreveu:
    19 de dezembro de 2016 às 11:31
     

    Joguei muito, muito este jogo. Amava os desafios... O cartucho deve estar com algum amigo meu, vou procurar... A diversão, jogabilidade, gráficos, foram os melhores por anos. Acredito que o 2º jogo não era tão bom quanto este, perdeu a essência, não sei...

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