A série Final Fantasy teve inicio no Nintendo NES. Nessa plataforma, ganhou 3 episódios. Logo em seguida, foi para o Super Nintendo, com mais 3 episódios e um spin-off. A série possui atualmente 13 jogos principais, 1 em desenvolvimento e dezenas de spin-offs. Mas e quanto ao Nintendo 64?
Muito se fala sobre um possível Final Fantasy 64. Mas porque nunca vimos (e muito menos jogamos) esse RPG? A resposta vem a seguir:
Após o jogo Final Fantasy VI sair para Super Nintendo, a série ficava cada vez mais famosa. Crianças, jovens e adultos adoravam a saga da Square. Com o lançamento do Nintendo 64, muitos fãs pensavam: "Agora vai chegar o Final Fantasy VII". E ele chegou mesmo. Porém pra Playstation! Por que?
Na época, muitas revistas falavam sobre o "Final Fantasy 64". Algumas traziam fotos do jogo. Ótimo! Então o jogo estava em desenvolvimento, certo? Para mostrar que não estou mentindo, eis uma das revistas:
Cada vez mais revistas falavam do Final Fantasy 64, cada uma de um jeito diferente, mas todas alimentando as esperanças dos fãs. Quando as notícias pararam... De repente, a Square avisa que o Final Fantasy VII vai ser lançado para o Playstation! Pronto! Os fãs da Nintendo choraram! Acreditem ou não, alguns acusaram a Sony de roubo! E a Square foi acusada de assinar contrato com a Sony para que seus jogos fossem exclusivos dela.
Mas e quanto as revistas? De onde vieram aquelas fotos do jogo? Sim, havia um demo. A Square havia preparado um demo para mostrar como Final Fantasy ficaria no Nintendo 64. Para isso, ela pegou 3 personagens de Final Fantasy VI: Terra, Locke e Shadow e desenhou-os utilizando os poligonos do Nintendo 64. Veja:
No entanto, a Square havia planejado um Final Fantasy com filmes em CG. (Filmes em CG são aquelas sequencias onde os gráficos do jogo "melhoram" e o jogador assiste a um curto filme entre uma fase e outra). Essas sequencias exigiam muita potência para serem exibidas sem erros. E o Nintendo 64 não podia exibir essas CGs, pois ainda utilizava cartuchos, enquanto a Sony já usava CD-ROMS. Essa foi a razão do Final Fantasy VII ir para o Playstation.
Agora resta saber se algum dia colocaremos as mãos (ou o emulador, nesse caso), no demo que a Square estava preparando.
Compartilhar este artigo
Nunca joguei, nem vi gente jogando. Só conheço de ouvir falar mesmo. E parace ser BEM FAMOSO o FF. Quem sabe um dia talvez quando eu estiver sem ter o que fazer.... eu baixe um e jogue. Mas até lá, Zelda e Pokémon irão me satisfazer (no bom sentido, óbvio, seu bando de pervertidos).
dae man
ótima matéria
nice job, mate!
mas alguém sabe se esta demo está em circulação no mercado?
Eu também queria saber! Alguns dias atrás eu vi uns vídeos na internet que mostravam esse demo, mas não sei se é real ou não.
otima new!
eu num tinha ideia!!
acho meio dificil q seja liberada essa demo, tanto pelos anos, quanto pelo oq aconteceu.
agora, sacanagem esse video em CG.
nada haver mesmo! os videos dos dois Zeldas sao Antologicos!
e bem, Fuizzz!
abçs ale, otimo post!
longa vida ao blog, Fuiz!
acho q foi uma merd* e uma coisa boa ao mesmo tempo, pq se tive-se ainda na nintendo ela iria poduzir jogos q por mim iria fazer mais sucesso mas ao mesmo tempo eh bom q tenha ido para sony pelo psp, nós podemos jogar FF com qualidade boa e n em um ds q pod toca mas tem qualidade ruim =D
Potência não, meu caro: memória. M-E-M-Ó-R-I-A
Os cartuchos de N64 tinham menor capacidade de armazenamento que os CDs, mas o N64 tinha potência de hardware superior ao Playstation em todos os outros quesitos.
A nintendo se atrasou demais nessa época, por acreditar realmente que os cartuchos poderiam acompanhar os Cd's